O seu edifício possui uma Subestação de Energia?
Confira a seguir tudo sobre esse tema! O que é uma Subestação Elétrica, quais são os seus tipos e classificações e o mais importante: porque a manutenção dessas subestações são essenciais para garantir o bom funcionamento e a segurança de todos.
Subestação de Energia ou Subestação Elétrica é um conjunto de instalações e equipamentos que são responsáveis por distribuir a eletricidade por uma região ou por um edifício, além de conter componentes que ajudam na proteção e no controle de energia.
De forma prática, uma subestação eleva ou rebaixa a tensão da eletricidade para que ela chegue de forma segura aos seus locais de destino, como máquinas e dispositivos elétricos.
Existe mais de um tipo de Subestação de Energia, elas se diferenciam de acordo com o seu objetivo final (aumentar ou diminuir a tensão elétrica fornecida), sendo classificadas da seguinte maneira:
As Subestações de Energia Elevatória, são aquelas localizadas próximas às usinas geradoras. Elas possuem como objetivo aumentar a tensão elétrica para que a energia seja transmitida aos centros de consumo de modo econômico.
Essa economia ocorre porque quanto maior a tensão, menores são as perdas de energia geradas pelo aquecimento dos condutores das linhas de transmissão durante a passagem de corrente elétrica (processo conhecido tecnicamente como efeito Joule).
Já as Subestações de Energia de Distribuidoras estão localizadas nos próprios centros urbanos. Elas possuem como objetivo transportar a energia para as redes de distribuição, rebaixando o nível de tensão a valores de média tensão.
É nesse tipo de Subestação de Energia que é possível localizar alguns equipamentos importantes, como:
As Subestações de Energia Rebaixadoras são responsáveis por distribuir a energia na cidade, para toda a sua população. Por isso, ela rebaixa ainda mais a tensão elétrica (110 a 440V), que é a utilizada pela maioria dos aparelhos eletrodomésticos.
Grandes consumidores (edifícios com potência instalada igual ou superior a 75 kW) pela alta demanda de energia, precisam recebê-la em média tensão, diretamente das estações de subtransmissão ou da rede da concessionária local.
Por isso, indústrias, hospitais, centros comerciais, supermercados e grandes edifícios possuem suas próprias subestações transformadoras para rebaixar a tensão da corrente elétrica e utilizar em seus próprios equipamentos e máquinas.
Se o seu edifício possui uma Subestação de Energia própria para transformar e rebaixar a tensão da corrente elétrica, é extremamente necessário a realização de manutenções, pois ela assegura que todos os componentes e instalações estejam funcionando corretamente.
Com isso, é possível evitar falhas e mau funcionamento de máquinas e equipamentos, possíveis curtos circuitos e até a interrupção total de energia elétrica no ambiente. Nos piores casos, acidentes elétricos, incêndios e até explosões podem acontecer devido a falta de manutenção nessas subestações.
Se você já está a mais de um ano sem realizar uma manutenção na Subestação de Energia do seu edifício, é importante agendar a visita de um Engenheiro Eletricista! Pois, recomenda-se que anualmente seja realizada uma vistoria para garantir a segurança de tudo e todos.
Aqui na e.Luxen, nossos especialistas estão preparados para fazer essa revisão na sua Subestação Elétrica! Para saber mais detalhe, agendar uma visita técnica ou receber um orçamento, basta nos chamar que iremos informar todos os detalhes.
Fale Conosco