Com o passar dos anos é natural que as construções comecem a sofrer com o desgaste e que seja necessário a realização de vistorias para garantir que a edificação esteja segura.
Os laudos técnicos entram nesses casos para que a construção esteja de acordo com as normas.
No artigo de hoje explicaremos mais sobre, quais os tipos que existem e qual a sua importância.
Os laudos técnicos são documentos emitidos por profissionais qualificados que realizam diversas análises técnicas e descritivas para identificar a situação real da construção.
Esse documento em forma de relatório contém testes, registros, anotações e etc. O principal objetivo é obter uma avaliação detalhada do edifício, buscando garantir a segurança das pessoas e do local.
É importante salientar que diversos órgãos, como Ministério do Trabalho, Prefeitura e Corpo de Bombeiros que estão relacionados à segurança e na regularidade dos estabelecimentos solicitam e exigem as inspeções e laudos.
A emissão e assinatura do laudo técnico só pode ser realizada por engenheiros civis, arquitetos e profissionais habilitados.
Vale lembrar que todos os profissionais precisam estar habilitados pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
Atualmente no mercado, também existem diversas empresas que oferecem esse serviço provendo segurança e qualidade para os clientes.
Existem diversos tipos de laudos que podem ser obtidos, a seguir vamos apresentar os principais que você pode encontrar.
Podemos dizer que o laudo de inspeção predial é obrigatório, pois as edificações que não possuírem podem sofrer com multas e processos.
Este documento possui informações sobre a estrutura, conservação do prédio, segurança e verificação dos componentes que vão servir para detectar problemas, falhas ou possíveis riscos.
O responsável por emitir esse documento pode apontar necessidades de manutenção e orientações para correção.
O Laudo de Instalações Elétrica ou L.I.E – NR – 10 avalia todo o sistema elétrico verificando a estrutura e se está atendendo os requisitos das normas brasileiras.
Este documento se baseia, principalmente, na NBR 5410 para evitar que ocorra acidentes internos envolvendo a rede de baixa tensão.
Vale mencionar que existem outros tipos de laudos elétricos, como o laudo SPDA e de aterramento.
A sigla SPDA representa o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, por isso o laudo SPDA é um documento técnico que assegura que os para-raios de um edifício estejam funcionando corretamente e que os requisitos da NBR 5419 – 2015 estão sendo seguidos.
O laudo vai conter as orientações técnicas com planos de ação para que o sistema de proteção contra raios tenha um melhor desempenho.
Ter esse laudo significa evitar que equipamentos elétricos sejam danificados em quedas de raios e também proteger as pessoas que estão no local.
É importante destacar que esse é um laudo que deve sempre estar atualizado, pois é um documento obrigatório!
Ler mais sobre: Laudo SPDA: O que é e Como emitir?
A eficiência energética significa fazer mais coisas mantendo o mesmo nível de qualidade e conforto, só que gerando a mesma quantidade de energia ou até menos energia.
Então o laudo de eficiência energética tem o foco principal em mapear soluções para que o edifício melhore o consumo de energia.
Com esse laudo é possível descobrir quais equipamentos mais gastam energia, picos de uso ao longo do dia, fugas de corrente e se a tarifação está adequada.
Ler mais sobre: Eficiência Energética: Como isso ajuda nos edifícios
O laudo de aterramento é a inspeção e descrição das condições dos aterramentos elétricos do edifício.
Neste laudo é possível verificar a eficiência dos sistemas de aterramento, o estado de conservação, as medições ôhmicas, relatórios fotográficos, sugestões para adequação e os apontamentos de não conformidade ou conformidade.
Vale lembrar que o laudo de aterramento é obrigatório para os edifícios e em caso de descumprimento pode resultar em multas e impossibilitado de adquirir determinados selos, como o ISO.
Ler mais sobre: Laudo de Aterramento: O que é e Como Emitir?
Com o laudo técnico, é possível identificar problemas que ainda não apareceram, mas que se não forem tratados vão causar danos no futuro.
A elaboração deste documento é trabalhosa, entretanto fornece para as pessoas leigas o estado real de uma edificação por conta da riqueza de detalhes.
É possível verificar também se a construção está seguindo as normas de seguranças que existem.
Após entender a importância dos laudos técnicos, fica claro a necessidade de estar com essas documentações em dia.
Na e.Luxen, temos a emissão de diversos tipos de laudos necessários para o seu edifício, como o Laudo SPDA, Termográfico e de Aterramento.
Para mais informações, entre em contato conosco e agende uma avaliação.
Fale Conosco