A mufla elétrica tem uma função fundamental na segurança de edifícios, empresas e indústrias, pois esse dispositivo serve para evitar curtos circuitos e até mesmo explosões que podem ocorrer em um transformador.
Neste artigo vamos falar sobre o que é, qual a sua função, como é o seu funcionamento, tipos encontrados e quando é necessário realizar a manutenção de uma Mufla Elétrica.
A mufla elétrica é uma terminação de cabos elétricos que vai estar conectada a um condutor, equipamento ou barramento elétrico com a função de isolar os cabos alimentadores de média ou alta tensão.
Com a mufla, é possível evitar curtos circuitos que podem ocorrem na transição da corrente elétrica entre a linha de tensão e o aterramento.
A principal função da mufla elétrica é o isolamento da parte condutora do cabo de média e alta tensão do aterramento, entretanto existem mais funções que podem ser utilizadas, como:
Agora que explicamos mais sobre as principais funções, fica claro a importância da existência desse equipamento.
O funcionamento da mufla não é algo complexo de ser entendido, pois como já explicamos anteriormente irá servir como uma espécie de isolamento.
Neste equipamento temos as seguintes características:
O afastamento gerado chamamos de distância entre fase (fio condutor) e terra (aterramento) fazendo que a energia passe numa distância maior evitando problemas de curtos e até mesmo explosões.
Vamos citar um exemplo para que o entendimento seja mais claro:
Uma indústria recebe energia diretamente de uma concessionária, através de subestações de energia e essa rede energizada que chega é de média ou alta tensão.
O local que vai receber possui transformadores de potência, então é justamente onde a mufla estaria localizada para receber essa energia de média ou alta tensão e converter em baixa tensão.
Caso um desses transformadores não possua mufla, a energia de média/alta tensão seria conectada diretamente e assim poderia gerar curtos elétricos, fugas ou até mesmo explosões.
Vale lembrar que é possível encontrar muflas em ambientes internos e externos, como postes de rede elétrica e transformadores.
Existem dois principais tipos de mufla que são utilizadas, sendo elas as internas e externas.
A interna é menos resistente e mais lisa que a externa, pois não é projetada para os efeitos que temos na natureza, como radiação uv, chuvas fortes, ácidas, poeira, frio, calor e etc.
A principal diferença que teremos é que a interna não possui, o que chamamos de “saias” que são semelhantes a discos.
Já a externa é bem mais resistente, pois é projetada para lidar com os efeitos que temos na natureza e possui o que comentamos anteriormente de “saias”.
O objetivo da “saia” é evitar o efeito corona e assim dar mais durabilidade para a mufla.
Um ponto que vale mencionar é que a mufla externa pode ser encontrada em ambientes internos e externos, diferente da mufla interna.
Existem outros tipos de muflas, entretanto possuem aplicações mais específicas e que um engenheiro elétrico poderá indicar o melhor modelo para sua empresa.
Com o passar do tempo, existe a degradação do equipamento e com isso é necessário a manutenção.
As muflas podem apresentar sinais de desgaste como pequenos furos e fissuras na sua estrutura e com isso podemos ter o superaquecimento que gera perda de energia e curtos elétricos, pois o equipamento está permitindo a fuga da corrente fase e terra.
O equipamento megômetro que é utilizado na manutenção preventiva vai verificar como está o isolamento e se está adequado ou não, caso seja identificado que não a mufla precisa ser trocada.
Então é fundamental que as manutenções preventivas sejam realizadas nos períodos estabelecidos para garantir a segurança de todos.
Gostou de entender mais sobre o quão importante é a mufla elétrica? Aqui na e.Luxen temos os melhores profissionais do mercado para garantir que a sua esteja funcionando corretamente e atendendo os critérios.
Agende agora mesmo uma visita com os nossos Engenheiros Elétricos para fazer uma manutenção preventiva nos seus sistemas elétricos e receba um orçamento.
Fale Conosco