Um curto-circuito, por menor que seja, pode causar sérios problemas para um patrimônio e para as pessoas que frequentam estes lugares, incluindo desde falhas nos circuitos elétricos, interrupções de energia, mau funcionamento de equipamentos e até nos piores casos, explosões e incêndios.
Por isso, saber identificar e prevenir um curto-circuito evitará acidentes elétricos e garantirá a segurança de todos.
Confira a seguir o que é um curto-circuito, como identificar quando estiver acontecendo um e sinais que você pode perceber no dia a dia para evitar este problema.
Outro artigos que podem ser do seu interesse:
Para entender o que é um curto-circuito, primeiro é importante conhecer como funciona um circuito elétrico, pois é através dele que a energia elétrica circula, desde a sua fonte de origem até o seu destino final.
Um circuito elétrico é composto por geradores, resistores, receptores, capacitores e indutores que estão interligados por um fio condutor, responsável por permitir a passagem da carga elétrica pelos dispositivos do circuito.
Assim, quando a corrente elétrica que passa pelo fio condutor encontra um caminho com dispositivos com resistência de valor desprezível, ela percorre um trajeto menor para completar o seu percurso, gerando assim o curto-circuito.
Nesse momento, há um aumento abrupto na corrente elétrica, que por consequência causa uma sobrecarga no sistema elétrico e o superaquecimento dos fios condutores.
Por isso, os aparelhos, máquinas ou instalações que estão conectados a esse circuito elétrico podem parar de funcionar instantaneamente, e muitas vezes, comprometer de maneira irreversível o seu funcionamento.
Alguns equipamentos podem apresentar desgastes de componentes fazendo com que funcionem de maneira incorreta, comprometendo os condutores e gerando altos custos na conta de luz.
Além disso, há alguns outros sinais que você precisa ficar atento, pois eles podem indicar a presença de um curto-circuito, como:
Identificar sinais como esses, são importantes para evitar que acidentes elétricos mais graves possam acontecer, como explosões, incêndios, danos materiais e riscos à vida.
Algumas atitudes no dia a dia são fundamentais para evitar curto-circuitos e devem ser realizadas de maneira preventiva nos circuitos elétricos, como:
Além disso, a revisão periódica e a manutenção preventiva dos sistemas elétricos garante que todos os componentes e instalações estejam funcionando corretamente.
Já que com o passar do tempo, é comum que haja oxidações ou possíveis desgastes nos fios condutores e componentes de um circuito elétrico.
Além de evitar curtos-circuitos, essa manutenção pode prevenir contra outros tipos de problemas, como o mau funcionamento de máquinas e aparelhos que estão conectados à eletricidade e até, a interrupção total de energia elétrica no ambiente.
Nos piores casos, acidentes elétricos, incêndios e até explosões podem acontecer devido a falta de revisão periódica.
São acontecimentos que podem e devem ser evitados a partir de uma manutenção preventiva e preditiva nos sistemas de energia.
Agende agora mesmo uma visita técnica de um dos especialistas da e.luxen para realizar a Manutenção Preventiva da sua empresa, condomínio ou edifício.
Conheça também os outros serviços de Engenharia Elétrica da e.Luxen e para dúvidas e orçamentos, entre em contato!
Fale Conosco
5 Comments
[…] Prevenir possíveis curtos-circuitos e incêndios causados por raios; […]
[…] de Energia estejam funcionando corretamente, a fim de evitar falhas em equipamentos, possíveis curtos circuitos e aumentos ou diminuições bruscas de […]
[…] O que é e como evitar um Curto-Circuito? […]
[…] O que é e como evitar um Curto-Circuito? […]
[…] ou poeira e o resultado é a emissão de luz. A mufla serve para mitigar superaquecimentos e curtos-circuitos que podem ser gerados a partir desse efeito […]