Se você possui um edifício ou um empreendimento de grande porte, sabe que ficar algumas horas sem energia elétrica, pode causar danos e prejuízos enormes.
Por isso, nesse artigo você vai conhecer um tipo de manutenção preventiva que é aconselhado fazer periodicamente para evitar problemas nos sistemas elétricos, chamado: Manutenção de Subestação.
Conheça a seguir o que são essas subestações de energia, porque é importante fazer a manutenção regularmente e como é realizado esse serviço.
Outro artigos que podem ser do seu interesse:
Subestação Elétrica é um conjunto de instalações e equipamentos que são responsáveis por distribuir a eletricidade por todo o edifício, além de conter componentes que ajudam na proteção e no controle de energia.
De forma prática, uma subestação de energia eleva ou rebaixa a tensão da eletricidade para que ela chegue de forma segura aos seus locais de destino, como máquinas e dispositivos elétricos.
Normalmente, as subestações de energia são utilizadas por grandes indústrias, centros comerciais, supermercados e hospitais. Visto que possuem um sistema elétrico bastante complexo para conseguir suportar todos os equipamentos que precisam estar conectados durante longos períodos.
A manutenção assegura que todos os componentes e instalações de uma Subestação de Energia estejam funcionando corretamente, a fim de evitar falhas em equipamentos, possíveis curtos circuitos e aumentos ou diminuições bruscas de temperatura.
Além disso, uma falha na subestação pode ocasionar o mau funcionamento de máquinas e dispositivos industriais que estão conectados à eletricidade e até, a interrupção total de energia elétrica no ambiente.
Fatos que precisam ser evitados ao máximo em determinados segmentos, como hospitais, já que asseguram a vida e a saúde de pessoas e indústrias e centros comerciais, no qual um problema elétrico pode gerar um alto custo financeiro para a empresa.
Nos piores casos, acidentes elétricos, incêndios e até explosões podem acontecer devido a falta de manutenção nessas subestações. São acontecimentos que podem e devem ser evitados a partir de uma revisão periódica nos sistemas de energia.
Existe mais de um tipo de manutenção que pode ser feita nas Subestações de Energia, conheça a seguir quais são elas, suas principais diferenças e qual é a ideal para ser realizada no seu empreendimento.
A Manutenção Preventiva é aquela que previne os problemas que podem ocorrer na Subestação Elétrica, incluindo desde o desempenho dos equipamentos e instalações, até falhas na distribuição de energia.
Para garantir total segurança, essa manutenção pode ser programada para acontecer periodicamente, esse intervalo de tempo varia de acordo com o tipo e tamanho de subestação do seu edifício.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, durante uma Manutenção Preventiva, os principais equipamentos que devem ser inspecionados são:
Mas além deles, há uma lista de itens que também devem ser verificados e testados para conferir se estão em condições adequadas de uso.
Já a Manutenção Preditiva, antecipa uma correção que seria feita em um equipamento ou uma instalação, quando os mesmos começarem a apresentar uma falha ou algum tipo de problema.
Por isso, esse tipo de manutenção se baseia no monitoramento e acompanhamento da Subestação de Energia e é realizado mesmo quando tudo está operando normalmente, já que o objetivo é evitar que reparos e correções sejam realizados.
As duas principais atividades da Manutenção Preditiva, são:
A termografia das áreas sensíveis, mede a temperatura da Subestação Elétrica, a fim de detectar aumentos acima do padrão recomendado em componentes ou instalações, pois isso significa que pode haver uma falha no local.
Já para o óleo isolante, é realizada uma análise a partir do recolhimento de amostras, que sinalizam se há alguma alteração nas propriedades do óleo. Caso positivo, indica que há algum problema nos equipamentos elétricos (principalmente nos transformadores), pois o óleo fica em contato direto com eles, atuando na refrigeração e isolamento elétrico.
De acordo com a norma NBR 7037, no qual refere-se ao recebimento, instalação e manutenção de transformadores de potência em óleo isolante, propõe que a análise desse tipo de óleo seja realizada anualmente nas Subestações de Energia.
Existem dois tipos de Manutenção Corretiva, a programada e a emergencial.
A Manutenção Corretiva Programada é utilizada quando um equipamento ou sistema apresenta baixo rendimento ou quando é encontrado algum problema durante a Manutenção Preventiva ou Preditiva.
Já a Manutenção Corretiva Emergencial é aquela que não é prevista e precisa ser realizada de maneira rápida e com caráter de emergência, para que não haja prejuízos à Subestação Elétrica e à distribuição de energia no geral.
Mas de forma geral, as duas atuam na correção de equipamentos e instalações, evitando ao máximo a interrupção no fornecimento de energia do edifício.
Além de fazer uma manutenção preventiva, preditiva e/ou corretiva, a Manutenção de Subestação quando é realizada periodicamente, também traz os seguintes benefícios para o empreendimento:
Essa manutenção é realizada somente por empresas de Engenharia Elétrica, como a e.Luxen. Pois, é necessário que os profissionais passem por treinamentos periódicos que atendam às normas regulamentadoras dos protocolos de segurança para trabalhos que envolvam energia elétrica.
Além disso, é necessário que sigam à risca todas as normas e padrões técnicos sugeridos pelos fabricantes de equipamentos que compõem as subestações, para garantir maior confiabilidade e desempenho à Subestação de Energia.
O valor de uma Manutenção de Subestação pode variar de acordo com o tipo de manutenção que é necessária para o edifício, além do tamanho da subestação elétrica.
É importante considerar também que reparos e correções que deverão ser realizados nos equipamentos e instalações para garantir maior segurança de todos, podem deixar o valor do serviço mais caro.
Por isso, a melhor forma de saber o valor da Manutenção de Subestação para o seu empreendimento, é entrar em contato com empresas qualificadas e agendar um orçamento para que eles possam ir até o local e avaliar as reais condições do sistema elétrico.
Agende agora mesmo uma visita técnica de um dos especialistas da e.Luxen para realizar a Manutenção da Subestação da sua empresa, condomínio ou edifício.
Conheça também os outros serviços de Engenharia Elétrica da e.Luxen e para dúvidas e orçamentos, entre em contato!
Fale Conosco
1 Comment
[…] Manutenção de Subestação: Por que é importante realizar? […]