O Aterramento Elétrico é uma das formas mais seguras para garantir o bom funcionamento de um sistema elétrico.
Mas não é somente por isso que todo edifício precisa ter um. Quando está funcionando corretamente, também assegura a proteção de pessoas, imóveis e patrimônios e evita possíveis acidentes com eletricidade.
Devido a essa importância, conheça a seguir tudo sobre esse tema: o que é, como ele funciona e quais são os outros motivos que o tornam essenciais para todo edifício.
Assim como o nome já sugere, o Aterramento Elétrico é a conexão de um equipamento ou componente de um sistema elétrico à terra, por meio do fio terra e condutores de eletricidade adequados.
A função do aterramento é permitir que quaisquer fugas da corrente elétrica sejam diretamente encaminhadas para o solo, bem longe de instalações elétricas. De modo que toda a energia acumulada possa ser absorvida sem maiores danos.
Geralmente, essas fugas da corrente elétrica ocorrem quando há algum problema em um sistema elétrico, como:
Para que essa fuga de energia não danifique um aparelho ou cause algum acidente para a pessoa que o utiliza, o fio terra elimina esse excesso de eletricidade, através do aterramento elétrico.
A tomada de três pinos foi padronizada no Brasil há alguns anos, por isso, você já deve ter reparado que os equipamentos elétricos mais modernos possuem esse pino adicional.
Ele serve justamente para fornecer segurança para o equipamento elétrico e para o indivíduo que o manuseia. Já que a sua finalidade é levar a corrente elétrica que está fluindo por um ponto mal isolado ou com isolamento deficiente diretamente para o solo.
Tudo isso acontece porque esse terceiro pino se conecta ao fio terra, que como explicamos nos parágrafos acima, direciona a corrente elétrica através do aterramento elétrico.
Além de proporcionar um ambiente seguro para as pessoas e para o edifício, o aterramento elétrico também exerce outras funções bem importantes, como:
Por esses motivos, recomenda-se fazer e ter sempre atualizado o Laudo de Aterramento Elétrico, que é um documento produzido por engenheiros eletricistas, para garantir o bom funcionamento do aterramento do seu edifício.
Importante: o Aterramento Elétrico está previsto na norma NBR 5410 e NBR 5419, por isso, além de ser obrigatório em todo edifício, é necessário também seguir as especificações descritas para atendimento às legislações e fiscalizações.
Você viu o quão importante é o aterramento elétrico para o seu edifício?
Se você percebeu que não há existência do aterramento elétrico ou se está incerto quanto às condições do seu edifício, condomínio ou indústria, agende agora mesmo uma visita técnica com um de profissionais da e.Luxen, ou entre em contato para dúvidas e orçamentos.
Fale Conosco
2 Comments
[…] Para entender em mais detalhes, continue a leitura em: Aterramento Elétrico: Por que é importante e o Edifício precisa? […]
[…] Aterramento Elétrico: Por que é importante e o Edifício precisa? […]