O aterramento é fundamental para a proteção dos profissionais de engenharia elétrica que são responsáveis por mexerem no sistema elétrico, além disso, o aterramento é um item obrigatório da NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão.
A seguir você vai entender mais sobre a função do aterramento, a explicação das simbologias, o que é a haste do aterramento e os tipos que podem ser encontrados em edificações.
De acordo com a norma NBR 5410 que representa as instalações elétricas em baixa tensão, possui três esquemas de aterramentos básicos sendo o TT, TN e IT.
A simbologia dessas letras é explicada da seguinte maneira:
T – É o Ponto que está aterrado diretamente
I – É o Ponto que não está aterrado
T – O aterramento é feito diretamente
N – Não possui aterramento próprio e a ligação é no aterramento de alimentação
S – Neutro e Proteção através de condutores separados (PE)
C – Neutro e Proteção em somente um condutor (PEN)
Abaixo listamos os tipos de aterramento que são encontrados na norma da ABNT, NBR-5410, vale lembrar que somente profissionais qualificados devem mexer nessas instalações para garantir a segurança dos envolvidos.
O esquema TN conta com três variantes de acordo com a disposição do condutor neutro e do de proteção.
Este esquema possui um ponto de alimentação diretamente aterrado e as massas ligadas através dos condutores de proteção.
No esquema TN-S o condutor Neutro e o Condutor de proteção são distintos.
No esquema TN-C-S as funções do Neutro e do condutor de proteção são combinados em um único condutor.
No esquema TN-C as funções do Neutro e do condutor de proteção são combinados em um único condutor na totalidade do esquema.
No caso do esquema TT, este conta com um ponto da alimentação diretamente aterrado e com as massas ligadas a eletrodos ou hastes de aterramento distintas do eletrodo de aterramento da alimentação.
No esquema IT temos o isolamento de todas as partes vivas da terra ou temos o aterramento de um ponto da alimentação feito através da impedância.
De acordo com a NBR-5410, pode ser encontrado duas possibilidades:
No segundo caso pode ocorrer por conta do eletrodo de aterramento das massas ser independente do de alimentação ou por que não existe um aterramento de alimentação.
Com os tipos de aterramento que também são conhecidos como “esquemas”, existe a parte chamada eletrodo ou haste que faz parte do sistema de aterramento sendo que este item tem uma função bem importante.
A principal função da haste de aterramento é que qualquer pico de eletricidade que possa ocorrer seja diretamente levado para o chão.
Esse é um item que não deve faltar em nenhuma obra, já que a sua função vai garantir que a energia seja levada com segurança.
O tamanho da haste pode variar de 1,5 a 4,0m de comprimento, mas as de 2,5m são as mais utilizadas no mercado.
O aterramento é a conexão de um equipamento ou componente do sistema elétrico à terra através de um fio terra e condutores de eletricidade adequados.
A função é permitir que as fugas de corrente elétrica que podem ocorrer sejam encaminhadas diretamente para o solo, garantindo assim proteção de pessoas e equipamentos.
O aterramento elétrico possui algumas funções que são bem importantes, como:
Entenda mais sobre: Aterramento Elétrico: Por que é importante e o Edifício precisa?
Um outro ponto que é bem comum nos edifícios é o laudo de aterramento que é uma análise que inspeciona e descreve as atuais condições dos aterramentos elétricos.
Esse documento vai registrar informações, como a eficiência dos sistemas, o estado de conservação, medições ôhmicas, apontamentos de não conformidade e até sugestões para adequação das não conformidades.
É importante que este laudo esteja sempre atualizado para evitar maiores problemas que possam vir a ocorrer.
Entenda mais sobre: Laudo de Aterramento: O que é e Como Emitir?
Gostou de conhecer mais sobre os tipos de aterramento existentes? Então continue acompanhando o blog de engenharia elétrica de e.Luxen!
Referências de texto:
Fale Conosco