O Prontuário de Instalações Elétricas é muito importante para qualquer edifício, mas principalmente para aqueles que possuem trabalhadores atuando diretamente ou indiretamente com os sistemas elétricos.
Continue a leitura deste artigo para entender o que é esse prontuário e porque é tão importante que todo empreendimento mantenha sempre atualizado para garantir a segurança de pessoas e patrimônios e estar de acordo com as normas regulamentadoras.
PIE é a sigla para Prontuário de Instalações Elétricas e como o nome já sugere, é um conjunto de documentos técnicos que assegura que o sistema elétrico de um edifício esteja funcionando corretamente.
Por meio desses documentos, é possível garantir a segurança e saúde do patrimônio e das pessoas que convivem nele, pois nos relatórios que compõem o prontuário, é necessário incluir medidas de controle e sistemas preventivos das instalações elétricas para evitar futuros acidentes com eletricidade.
Assim, podemos dizer que o objetivo do PIE é:
De acordo com a NR10, nos itens 10.2.4 e 10.2.5, é obrigatório que o Prontuário de Instalações Elétricas contenha:
Documentos recomendados a serem incluídos no PIE:
Esses documentos podem variar de acordo com o tipo de empresa e a potência das instalações elétricas. Por isso, é importante que engenheiros eletricistas especializados possam avaliar cada caso para ter um correto Prontuário de Instalações Elétricas.
A NR-10, afirma que os edifícios com carga elétrica instalada superior a 75 kW devem obrigatoriamente constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas sempre atualizado.
Na norma, também é previsto que o PIE seja elaborada e mantido somente por profissionais de engenharia elétrica habilitados, já que contém diversos documentos que garantem a segurança de pessoas e patrimônios.
Esse prontuário não tem uma validade pré-estabelecida, mas é recomendado que anualmente seja realizada uma auditoria nos documentos e nos sistemas elétricos para constatar que todas as premissas estão sendo seguidas corretamente.
Além disso, é necessário fazer uma revisão da PIE toda vez que houver mudanças no sistema elétrico de um edifício. Essas mudanças podem ser desde a adição/remoção de para-raios, até a alteração de algum fluxo em uma subestação de energia.
O preço para a emissão do PIE pode variar de acordo com alguns fatores, como:
Por isso, a melhor forma de saber o valor da emissão do Prontuário de Instalações Elétricas para o seu edifício, é entrando em contato com uma empresa de Engenharia Elétrica e agendando um orçamento para que os especialistas possam ir até o local e avaliar todo o sistema elétrico.
Além do Prontuário de Instalações Elétricas ser obrigatório, existem outros benefícios ao manter ele sempre atualizado, como:
Agora que você já sabe o que é um PIE, o que ele compõem, como ele é emitido e suas obrigatoriedades, é importante certificar se o seu edifício precisa emitir e/ou fazer a atualização dos documentos exigidos.
Para isso, entre em contato agora mesmo com os Engenheiros Eletricistas da e.Luxen e agende um horário para que eles possam ir até seu edifício para fazer a avaliação!
Para orçamentos e dúvidas, também entre em contato com a e.Luxen!
Fale Conosco